terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quando as mães falam, as hormonas das filhas "ouvem"

Palavras de incentivo de uma mãe ouvidas por telefone ajudam biologicamente a filha stressada quase tanto como se ambas estiverem na presença uma da outra, e mais do que através de mensagens instantâneas entre ambas.
Isto é consistente com a ideia de que pessoas e muitos outros animais evoluíram para saber a cuidar, vozes familiares com ajustes hormonais que potenciam os sentimentos de calma e proximidade, afirma a antropólogo bióloga Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison e seus colegas. Comunicação por escrito, tal como mensagens instantâneas, mensagens de texto e posts no Facebook não aplicam o mesmo “bálsamo biológico” para os nervos esgotados, propõem os investigadores num artigo publicado na revista Evolution and Human Behavior.
O grupo de Seltzer descobriu que meninas com 7-12 anos que conversaram com as mães, pessoalmente ou por telefone depois de uma tarefa de laboratório stressante, exibiram quedas nos níveis de cortisol, uma hormona ligada ao stress, acompanhadas pela liberação de oxitocina, uma hormona ligado ao amor e confiança entre os parceiros em bons relacionamentos. Meninas que trocaram mensagens instantâneas com as mães após o desafio de laboratório não mostraram nenhuma resposta relacionada com a oxitocina e os seus níveis de cortisol aumentaram tanto como os das meninas que não tiveram nenhum contacto com as suas mães.
"Pelo menos em relação a este assunto, as mensagens instantâneas estão aquém do retorno endócrino da fala ou do contacto físico com uma pessoa amada, após um evento stressante", diz Seltzer.
Faz sentido que o discurso, com antigas raízes evolutivas, possa desencadear marcadores biológicos do segurança, comenta o psicólogo Jeffry Simpson, da Universidade de Minnesota, em Minneapolis. As mães podem ter expressado melhor suporte no discurso do que na escrita, ou o tom das suas vozes pode ter tido um impacto especial sobre as filhas, diz Simpson.
A falta de familiaridade com as mensagens instantâneas, especialmente entre as mães, pode ter minado a capacidade de ligações digitais para aliviar o stress das filhas no novo estudo, sugere a psicólogo Sandra Calvert, directora do Children’s Digital Media Center da Universidade de Georgetown, em Washington, D.C. Ainda assim, "a voz da mãe é muito importante para todas nós, que somos filhas ", diz Calvert.
A equipa de Seltzer estudou 68 meninas que relataram um bom relacionamento com suas mães. Cada menina falou sobre um tema pré-seleccionado por cinco minutos e, em seguida, tentou resolver problemas de aritmética mental durante cinco minutos na frente de dois estranhos que mantiveram expressões faciais neutras. As jovens disseram que essas tarefas lhes causaram um stress considerável. Os investigadores monitorizaram o cortisol em amostras de saliva e a oxitocina em amostras de urina.
Depois, as meninas foram aleatoriamente designadas para conversar com as suas mães em pessoa, por telefone, através de mensagens instantâneas ou para não manterem contacto com a progenitora. As mães foram orientadas de forma a oferecer o máximo apoio emocional possível às suas filhas.
Embora este estudo não tenha encontrado nenhum benefício hormonal para as mensagens instantâneas entre mães e filhas, as crianças podem lucrar biologicamente quando tais mensagens vêm de pares, observa o psicólogo Kaveri Subrahmanyam da Califórnia State University, Los Angeles. Um estudo de 2009 descobriu que a troca de mensagens instantâneas com um desconhecido por 12 minutos aliviou a dor da rejeição entre os adolescentes excluídos de um jogo de grupo no laboratório.

Fonte: Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.