sábado, 20 de agosto de 2011

Como é possível ganhar medalhas de ouro durante o Ramadão?

O remador britânico Mo Sbihi disse que vai adiar o seu jejum do Ramadão durante os Jogos Olímpicos do próximo ano a fim de maximizar as suas hipóteses competitivas.
Sendo um graduado em ciência do desporto, que escreveu a sua dissertação sobre a performance dos atletas, quando privados de comida e água, Sbihi fez uma escolha informada. No remo, um evento de resistência, ele acredita que o risco de desidratação pode prejudicar o seu desempenho.
A chegada do Ramadão este ano tem centrado várias mentes acerca de como os estimados 3.000 atletas muçulmanos esperados para competir nos Jogos Olímpicos do próximo ano em Londres irão aguentar. Em 2012, o Ramadão vai começar em 21 de Julho - uma semana antes da cerimónia de abertura - e vai durar durante todo o período olímpico. Os atletas estão autorizados a adiar os seus jejuns até uma data posterior, mas espera-se que muitos honrem o período religioso e de jejum durante os jogos.
Reconhecendo que isso pode colocar alguns atletas em desvantagem, o grupo de trabalho de nutrição do Comité Olímpico Internacional (COI) convocou uma reunião em 2009 para analisar as evidências. Eles concordaram que o jejum pode criar problemas em alguns desportos, embora os impactos estão longe de ser claros.
Por exemplo, estudos em jogadores de futebol não encontraram deterioração na capacidade de sprint ou agilidade, mas demonstraram uma queda na capacidade aeróbica, resistência e capacidade de salto (British Journal of Sports Medicine, DOI: 10.1136/bjsm.2007.071712). Outro estudo recente na mesma revista descobriu que homens muçulmanos moderadamente treinados fizeram uma média de 5.448 metros em 30 minutos, quando em jejum, mas 5649 metros fora do Ramadão (DOI: 10.1136/bjsm.2009.070425).
"Se se está a correr os 100 metros ou a efectuar um levantamento de peso, o que se come nas poucas horas anteriores não terá nenhum impacto no desempenho", diz Ronald Maughan da Loughborough University, Reino Unido, que presidiu o grupo de trabalho do COI. No entanto, ele acrescenta que em eventos que duram mais do que cerca de 30 minutos, ou que ocorrem no final do dia, o desempenho pode sofrer quebras significativas.
Apesar de as atenções estarem voltadas frequentemente para os alimentos, a desidratação pode ser um problema mais significativo, diz Jim Waterhouse da Liverpool John Moores University, Reino Unido. "O desempenho é menos bom, fisicamente e mentalmente, se uma pessoa está desidratada", afirma.
Para resolver estes problemas, faz sentido agendar eventos no início da manhã, sempre que possível, quando todos os concorrentes estão bem alimentados e hidratados, diz Maughan.
Waterhouse concorda: "Todos os estudos que têm sido feitos sobre o Ramadão concluíram que o desempenho se deteriora menos de manhã do que de tarde."
Uma pergunta que os estudiosos islâmicos podem precisar de considerar é exactamente o que constitui quebra de um jejum. Vários estudos têm sugerido que apenas enxaguar a boca com uma bebida de carboidratos melhora o desempenho no ciclismo contra-relógio. Em vez de fornecer calorias, os carboidratos parecem agir sobre os receptores da boca que activam áreas do cérebro envolvidas na motivação e recompensa durante o exercício (Nutrition Journal, DOI: 10.1186/1475-2891-9-33). Muitos muçulmanos acreditam que não há problema em enxaguar a boca com água ou um elixir durante o Ramadão, desde que eles não engulam.
Mesmo se o jejum reduz o desempenho durante as experiências de laboratório, ninguém sabe realmente se isso se traduz na prática por uma menor quantidade de medalhas. O jogador de futebol do Manchester City, Kolo Touré, afirma ter jejuado durante o primeiro mês da Premier League sem consequências aparentes. Atletas muçulmanos podem até encontrar benefícios no jejum. "Muitos dizem que a concentração intensa que experimentam durante o Ramadão lhes dá uma vantagem extra", diz Maughan.

Fonte: New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.