sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A genética da inteligência

Estudos anteriores com gémeos e pessoas adoptadas sugeriam que há uma contribuição genética substancial de habilidades de pensamento, mas este novo estudo - publicado na revista Molecular Psychiatry - é o primeira a encontrar uma contribuição genética por meio de testes de DNA.
A equipa estudou dois tipos de inteligência em mais de 3.500 pessoas a partir de Edimburgo, Aberdeen, Newcastle e Manchester. O trabalho, desenvolvido pelo Dr. Neil Pendleton e colegas, descobriu que 40% a 50% das diferenças das pessoas nessas habilidades pode ser atribuída a diferenças genéticas.
O estudo examinou mais de meio milhão de marcadores genéticos de cada pessoa no estudo. As novas descobertas foram possíveis através de um novo tipo de análise inventada pelo Professor Peter Visscher e colegas em Brisbane. Além das descobertas efectuadas em pessoas da Escócia e Inglaterra, a equipa verificou os seus resultados num grupo separado de pessoas da Noruega.
O dr. Pendleton, que liderou a equipa de Manchester, do Center for Integrated Genomic Research, disse: "Esta é a primeira pesquisa sobre a inteligência de idosos saudáveis e, usando uma ampla pesquisa genética, fomos capazes de mostrar uma contribuição genética substancial na nossa capacidade de pensar".
"O estudo confirma as conclusões anteriores da pesquisa em gémeos. No entanto, a pesquisa ainda não permitiu mostrar quais genes que contribuem para a capacidade cognitiva. O nosso trabalho demonstra que o número de genes individuais envolvidos na inteligência é grande, que é semelhante ao de outras características humanas, tais como a altura".
"Podemos agora usar as descobertas para entender melhor como esses genes interagem uns com os outros e com o ambiente, que tem uma contribuição igualmente significativa. Com os nossos colaboradores, continuaremos com o trabalho de forma a encontrar os mecanismos biológicos que poderiam manter as nossas habilidades intelectuais e bem-estar até ao fim da vida. "

Fonte: Science Daily

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.