sábado, 19 de novembro de 2011

Câmaras inteligentes em smartphones ajudam a tirar melhores fotografias

As câmaras digitais permitem que já não se precisa de ficar preso a um rolo fotográfico cheio de fotografias das férias, sub-expostas e desfocadas. Infelizmente, elas não impedem que se tire más fotos. Não seria bom se a sua câmara digital também pudesse fazer de você um melhor fotógrafo?
As câmaras digitais modernas, como as encontradas em smartphones, vêm muitas vezes com ferramentas úteis, como deteção de face, mas ainda é muito fácil fazer um mau trabalho com uma imagem. "Uma boa parte da interação com uma câmara de telefone é muito semelhante à interação que se tem com uma câmara com 30 ou mais anos", diz Stephen Brewster, um pesquisador da interação ser humano-computador da Universidade de Glasgow, Reino Unido, Ele está a desenvolver uma interface nova de câmara para ajudar a tirar fotos melhores pela primeira vez.
A interface utiliza os sensores e o poder de processamento encontrado em smartphones para oferecer aos fotógrafos mais informações antes de clicar. Por exemplo, acelerómetros podem detetar se uma imagem está alinhada com o horizonte ou quando as suas mãos estão a tremer. O telefone poderá então avisá-lo com orientações sobre o ecrã, pistas de áudio ou vibração. A equipa de Brewster também ampliou a deteção de rosto encontrada em algumas câmaras de smartphones, de forma a ajudar a tirar auto-retratos com amigos - útil se o smartphone só tem uma câmara embutida. Quando você apontá-la para si mesmo não consegue ver o ecrã, mas o telefone vibrará uma vez por cada rosto que tem focado.
Para outras fotos, as orientações são resumidas por um sistema de semáforo que lhe permite saber a qualidade do disparo, antes mesmo de o realizar - uma luz vermelha ou âmbar significa que você pode querer recompor a foto, enquanto uma luz verde ajuda a garantir uma imagem decente. Isto é importante porque as pessoas simplesmente excluem as fotos más, diz Brewster. "Você tem que ficar bem à primeira, pois o evento passou, e se você tem uma foto muito má, pode perder essa oportunidade."
Brewster, que irá apresentar o seu sistema durante a conferência Electronic Imaging, em San Francisco em janeiro, diz que está em negociações com um fabricante de câmaras digitais sobre a incorporação de algumas das suas ideias nos seus produtos. Ele também planeia lançar uma versão da interface de um aplicativo Android até ao final do ano.
Mesmo com a ajuda extra, os smartphones nunca podem competir com as imagens oferecidas por uma câmara digital profissional com uma lente de alta qualidade. Mas os fotógrafos com essas câmaras mais avançadas enfrentam um outro problema - o ato de equilíbrio entre o tempo de exposição de uma foto e a sua profundidade de campo (DOF), ou quanto do disparo estão focado.
Fotos tiradas com uma abertura pequena têm uma grande DOF, o que significa que uma maior parte do cenário está focado, mas menos luz entra na câmara. Isso significa que ela necessita de mais tempo para conseguir a exposição correta e pode levar a uma foto desfocada se o alvo estiver em movimento. Usando uma abertura maior resolve-se esse problema, mas restringe-se o foco, desfocando-se o fundo ou o primeiro plano.
Agora Sam Hasinoff, um engenheiro de software da Google, tem uma solução que dá aos fotógrafos o melhor dos dois mundos. Ele tira fotos com múltiplas aberturas amplas com diferentes DOF e combina-os para criar uma imagem com um equivalente de DOF para uma pequena abertura, mas tirada numa fração do tempo, uma vez que a abertura maior atinge o nível correto de exposição muito mais rápido. Este método, chamado de fotografia eficiente de luz, calcula automaticamente qual a combinação de fotos que vai produzir a imagem desejada para uma exposição selecionada.
"Se uma cena ou a câmara estão em movimento, o nosso método irá detetar menos desfocagem devido ao movimento, levando a uma foto mais nítida e agradável", diz Hasinoff. Ele também torna possível tirar fotos com pouca iluminação e com um DOF grande, o que muitas vezes é um desafio.
Hasinoff acha que deve ser possível implementar o seu método em câmaras existentes, mas algumas técnicas de processamento ainda exigem o poder de processamento de números de um PC. No início deste mês, a Adobe, que produz o Photoshop, forneceu aos participantes da sua conferência MAX em Los Angeles uma pré-visualização de uma ferramenta que pode tirar a desfocagem de fotos digitais. Ele examina a imagem para calcular o movimento do fotógrafo que causou a desfocagem, e computacionalmente inverte o movimento para tornar mais nítida a foto.
Dados do sensor do seu smartphone ou câmara poderiam melhorar a técnica. "Você pode usar isso para ajudar a tirar a desfocagem de uma a foto, porque íamos ter acesso a informação sobre a forma como a câmara estava em movimento", diz Brewster. No futuro, as câmaras poderiam ostentar todos esses métodos, realizando pré e pós-processamento para lhe dar a melhor foto possível. "Isso seria a solução perfeita."

Fotos 3D a partir de uma única lenteAvanços no software da câmara podem ajudá-lo a tirar uma foto melhor, mas os avanços de hardware oferecem novos tipos de fotos. O engenheiro elétrico Alyosha Molnar e a sua equipa na Universidade Cornell em Ithaca, New York, estão a trabalhar num sensor que pode capturar imagens 3D utilizando apenas uma única lente.
Ele usa pixels que detetam tanto a intensidade da luz como do ângulo em que ela atinge o sensor. Os sensores normais das câmaras digitais apenas detetam a intensidade, razão pela qual as câmaras 3D de hoje precisam de duas lentes para recolher também as informações do ângulo. Isso pode levar a pequenos erros na imagem.
O sensor de Molnar só tem cerca de 0,15 megapixels, mas ele diz que a qualidade da imagem deve ser comparável à de câmaras normais.

Fonte: New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.