segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Explicado porque é difícil falar ao telefone em lugares barulhentos

Não é só o volume baixo ou a má recepção que torna difícil ouvir as pessoas do outro lado de uma chamada de telefone móvel, dizem pesquisadores dos EUA.
Segundo a pesquisa, apresentada na reunião anual da Sociedade de Acústica da América, em San Diego, os telemóveis também eliminam as faixas de frequência mais elevada das nossas vozes.
Os sons de alta frequência transmitem uma quantidade surpreendente de informações, diz o Dr. Brian Monson, da Universidade de Utah, Salt Lake City.
A sua pesquisa sugere que podemos estar a perder o sentido pleno do que as pessoas dizem quando falamos com elas através dos nossos dispositivos móveis.
"O pensamento predominante era que, devido ao facto de que as altas frequências não são tão audíveis na voz, o cérebro não devia prestar muita atenção a estas", diz Monson, um cientista da fala e audição.
"Se o cérebro presta muita atenção às altas frequências, deve haver algum tipo de informação perceptual nelas."

Pressuposto questionadoUma voz típica do sexo masculino mede cerca de 100 hertz e uma mulher média fala em cerca de 200 hertz.
Ao contrário de um som monótono como um apito, as vozes também contêm tons mais calmos com frequências que podem chegar a valores como 20.000 hertz.
Mas uma vez que a maioria da energia das nossas vozes se encontra abaixo dos 5000 hertz, os cientistas concluíram no passado que os sons agudos são irrelevantes.
Monson, que também é um cantor com experiência como engenheiro de som, começou a suspeitar de que esta ideia poderia estar errada.
Ao trabalhar com outros cantores, ele percebeu que eles melhoraram a qualidade das suas vozes, fazendo ajustes em tons de frequência muito alta.
Num projeto seguinte, ele descobriu que as pessoas podem detetar pequenas diferenças no volume de sons de alta frequência - na escala de apenas alguns decibéis.

Testes de audiçãoNo novo estudo, Monson gravou as pessoas a falar e a cantar o Star-Spangled Banner. Ele filtrou as gravações para manter unicamente sons acima de 5.000 hertz.
Ele reproduziu as gravações para cerca de 50 pessoas em algumas experiências. Ele pediu aos ouvintes para tentar identificar os detalhes sobre o que ouviram.
Ele ficou surpreso com o quão bem as pessoas o fizeram. Apesar de as gravações de som se parecerem com o som de grilos, quase todos foram capazes de distinguir rapidamente entre falar e cantar.
Os ouvintes demoraram um pouco mais para dizer se a voz era do sexo masculino ou feminino, mas todos eles desempenharam também muito bem a tarefa.
A mais surpreendente de todas as observações relacionadas com o entendimento atual do reconhecimento de sons, diz Monson, foi o facto de os ouvintes dizerem que estavam a ouvir a Star-Spangled Banner, não apenas quando as vozes estavam a cantar, mas também quando estavam apenas a falar.
As pessoas foram capazes de identificar as principais informações sobre as gravações, quando foram adicionados ruídos de distração para tornar a tarefa mais difícil.
"Se eles conseguem entender o que está a ser dito, isso significa que há uma capacidade de extrair informação inteligível a partir das altas frequências, e ninguém poderia ter previsto isso", diz Monson.
"Se você está numa situação onde há ruído de baixa frequência que cobre todas as informações a que você está acostumado a extrair de uma voz, enquanto existir o material de alta frequência, ainda é possível descobrir o que a pessoa está a dizer e obter as informações importantes. "
Isto pode explicar porque é que falar ao telemóvel em lugares barulhentos é tão difícil. A maioria dos telemóveis e telefones fixos transmitem sons de até cerca de 3.500 hertz, principalmente porque a maior frequência de sons nunca foi pensada como sendo muito importante.
Conversas telefónicas cansativasDe acordo com outras pesquisas, o nosso cérebro tem que trabalhar mais para extrair informações quando se trata de uma largura de banda limitada, diz Monson, o que explica por que é que as conversas telefónicas podem ser mais cansativas do que falar em pessoa.
E estudos em crianças têm mostrado que elas aprendem novas palavras três vezes mais rapidamente se ouvirem gravações que vão até 9.000 hertz em vez de 4.000 hertz.
Para melhorar a qualidade das nossas conversas de telemóvel, as novas descobertas sugerem que pode ser altura de uma atualização tecnológica.
"Nós ouvimos as coisas através dos telemóveis em situações bem adversas, e eu acho que estes dados sugerem fortemente que é possível dar mais informações ao ouvinte mantendo também as importantes altas frequências," diz o Dr. William Yost, um pesquisador de percepção auditiva da Universidade Estadual do Arizona em Tempe.

Fonte: ABC Science

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