segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os músculos relaxados ficam mais pequenos do que o esperado

Pesquisadores australianos descobriram um aspecto inteiramente novo no comportamento do músculo humano, que tem implicações para o tratamento da esclerose múltipla e dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
O professor Simon Gandevia, do Neuroscience Research Australia e da Universidade de New South Wales, e os seus colegas, publicaram as suas descobertas na revista Journal of Physiology.
Gandevia e a sua equipa descobriu que quando os músculos humanos estão completamente relaxados, as fibras musculares não encurtam apenas, tornando-se também onduladas e dobradas sobre si mesmas.
Embora isto pareça paradoxal, significa que em repouso os músculos estão num estado em que não sofrem nenhuma tensão.
"Imagine um pedaço de corda ou fio que se encontra em tão baixa tensão [ou folga] que se dobra sobre si", diz Gandevia.
Gandevia e os seus colegas recrutaram para o seu estudo 25 adultos com idades entre 21-86 anos, sem história de lesão músculo-esquelética.
Enquanto os participantes estava numa mesa com o seu joelho esquerdo dobrado, o seu tornozelo esquerdo foi amarrado a uma platina.
A platina foi movida para cima e para baixo para que os participantes dobrassem e endireitassem alternadamente o tornozelo, forçando as fibras musculares a alongar-se e encurtar-se alternadamente.

"Mais pequeno que os pequenos”Foram efetuadas imagens de ultra-som para ver o que estava a acontecer nas fibras musculares.
"Ficamos completamente surpreendidos com o que vimos anteriormente Anteriormente tínhamos juntado algumas evidências de que quando as fibras musculares se encurtam, na realidade não produzem qualquer tensão eficaz -. Mas nunca imaginamos que na realidade eles ficavam mais pequenos do que os pequenos - que eles realmente se dobram, diz Gandevia.
"É um verdadeiro acontecimento na fisiologia quando se consegue visualizar algo num ecrã que nunca ninguém viu antes no músculo humano."
Gandevia diz que a sua equipa tinha-se interessado no que acontece na propriedade passiva dos músculos, quando não estão em contração.
"Essas propriedades são importantes, porque elas determinam em que ângulo as suas articulações podem dobrar-se quando você está relaxado", diz ele.

ImplicaçõesA descoberta permitirá aos pesquisadores construírem modelos mais precisos da função muscular e melhorar a compreensão de distúrbios em que os músculos se tornam realmente curtos, diz Gandevia, nomeadamente após um acidente vascular cerebral, ou na esclerose múltipla, onde você não pode, por exemplo, endireitar o seu cotovelo na totalidade.
Gandevia diz que a próxima etapa da pesquisa será a de selecionar alguns pacientes que têm um estado muscular anormal para ver se a tendência para formar este estado relaxado está alterada ou não.
"Isso dava-nos uma visão sobre as alterações que têm ocorrido no músculo patologicamente afetado. Provavelmente, dar-nos-ia algumas pistas sobre que parte do músculo sofreu essas mudanças", diz ele.
"Agora que conhecemos este estado de relaxamento, podemos utilizá-lo como um ponto de medição, pois você pode levar o músculo a um determinado comprimento e sabe que começa a dobrar-se a partir desse comprimento. Então você poderia analisar os pacientes posteriormente, e ver se esse ângulo [do membro] em que começou a dobrar-se está alterado. "
A equipa de estudo incluiu pesquisadores do Instituto George, da Universidade de Sydney, e do Instituto de Pesquisa Médica Kolling.

Fonte: ABS Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.