sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Flora intestinal pode estar relacionada com a esclerose múltipla

As descobertas, publicadas na revista Nature, sugerem que em seres humanos com a predisposição genética correspondente, a flora intestinal essencial benéfica pode funcionar como um gatilho para o desenvolvimento de esclerose múltipla.
O intestino humano é um paraíso para os microorganismos: é o lar de cerca de 100 biliões de bactérias de 2.000 diferentes espécies bacterianas. Os microorganismos do intestino não são apenas indispensáveis para a digestão, mas também para o desenvolvimento do intestino. Ao todo, esta comunidade diversificada compreende genes entre dez a cem vezes mais do que todo o genoma humano. Os cientistas, frequentemente referem-se a ele como o "ser expandido". No entanto, as bactérias intestinais também podem desempenhar um papel nas doenças em que o sistema imunitário ataca o próprio corpo. Bactérias intestinais podem, assim, promover desordens auto-imunes como a doença de Crohn e a artrite reumatóide.
Por um lado, a probabilidade de desenvolver esclerose múltipla, uma doença na qual as proteínas na superfície da camada de mielina no cérebro ativam o sistema imunitário, é influenciada pelos genes. Por outro lado, no entanto, os fatores ambientais têm um impacto ainda maior sobre o desenvolvimento da doença. Os cientistas já suspeitavam que ela é causada por agentes infecciosos. Os pesquisadores do Max Planck assumem agora que a esclerose múltipla é desencadeada pela flora intestinal natural.
Esta descoberta surpreendente foi possível graças aos recém-desenvolvidos murganhos geneticamente modificados. Na ausência de exposição a quaisquer influências externas, surgem reações inflamatórias no cérebro destes animais que são semelhantes aos associados à esclerose múltipla em seres humanos. No entanto, isso só ocorre quando os ratos têm a flora intestinal intacta. Murganhos sem microorganismos nos seus intestinos e mantidos num ambiente estéril permaneceram saudáveis. Quando os cientistas "vacinaram" os animais criados em condições estéreis com microrganismos intestinais normais, eles também ficaram doentes.
Segundo os pesquisadores, a flora intestinal influencia o sistema imunitário do trato digestivo; murganhos sem flora intestinal têm menos células T nessa região. Além disso, o baço destes animais produz menos substâncias inflamatórias, como citocinas e as suas células B produzem poucos ou nenhuns anticorpos contra a mielina. Quando os pesquisadores restauraram a flora intestinal dos ratos, as suas células T e células B aumentaram a produção de citocinas e anticorpos.
"Parece que o sistema imunitário é ativado em duas etapas: Primeiro, as células T nos vasos linfáticos do trato intestinal tornam-se ativas e proliferam. Juntamente com as proteínas de superfície da camada de mielina, estas, em seguida, estimulam as células B para produzir anticorpos patogénicos. Ambos os processos provocam reações inflamatórias no cérebro que progressivamente destroem a camada de mielina - um processo que é muito semelhante à maneira como se desenvolve a esclerose múltipla em humanos", diz Gurumoorthy Krishnamoorthy do Instituto Max Planck de Neurobiologia. Assim, a doença é causada por alterações no sistema imunitário e não por perturbações no funcionamento do sistema nervoso. "A pesquisa de esclerose múltipla há muito que se tem preocupado com esta questão de causa e efeito. As nossas descobertas sugerem que o sistema imunitário é a força motriz aqui", diz Hartmut Wekerle, Diretor do Instituto Max Planck em Martinsried.
Os cientistas estão certos de que a flora intestinal também pode desencadear uma reação exagerada do sistema imunitário contra a camada de mielina em pessoas com predisposição genética para a esclerose múltipla. Portanto, a nutrição pode desempenhar um papel central na doença, pois a dieta determina em grande parte quais as bactérias que colonizam o intestino. "A mudança dos hábitos alimentares poderia explicar, por exemplo, por que é que a incidência de esclerose múltipla tem aumentado nos países asiáticos nos últimos anos", explica Hartmut Wekerle.
O conhecimento exato de quais as bactérias que estão envolvidas no aparecimento da esclerose múltipla ainda não está claro. Candidatos possíveis são clostridiums, que podem ter contato direto com a parede intestinal. Eles também são um componente natural da flora intestinal saudável, mas poderiam ativar as células T em pessoas com predisposição genética. Os cientistas gostariam agora de analisar o genoma microbiano inteiro de pacientes com esclerose múltipla e, assim, identificar as diferenças na flora intestinal de pessoas saudáveis e pacientes com a doença.

Fonte: Science Daily

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.