sábado, 5 de novembro de 2011

Consumo diário de aspirina reduz o risco de desenvolvimento de cancro colo-retal

A aspirina reduz drasticamente o risco de se desenvolver cancro colo-retal em pessoas com histórico familiar da doença, fornecendo a evidência mais direta até agora de que essa droga pode ser usada para prevenção do cancro.
Embora estudos anteriores tenham sugerido que a aspirina pode prevenir o cancro, este é o primeiro estudo onde o objetivo principal era analisar se a droga reduziu o risco de cancro. "Tentámos ver se a aspirina poderia prevenir o cancro, e é o que ela faz", diz John Burn da Universidade de Newcastle, Reino Unido, que liderou o estudo.
Embora o estudo se tenha concentrado no cancro colo-retal hereditário, ele adiciona peso ao argumento de que qualquer pessoa com alto risco de cancro colo-retal - e possivelmente outros cancros - deve considerar tomar a droga.
O cancro colo-retal é uma das principais causas de morte relacionadas com cancro, com cerca de 160.000 novos casos diagnosticados a cada ano só nos EUA. Destes, 2-7% são causados por uma forma hereditária da doença chamada de síndrome de Lynch, que afeta os genes responsáveis pela detecção e reparação de danos no DNA e aumentam o risco de cancro colo-retal e do útero.
Dois anos
Burn e os seus colegas estudaram 861 pessoas com síndrome de Lynch, que começaram a tomar dois comprimidos de 300 mg de aspirina por dia, ou um placebo, entre 1999 e 2005. Em 2010, houve 19 novos casos de cancro colo-retal naqueles que tinham tomado aspirina e 34 no grupo placebo.
No entanto, quando eles olharam para aquelas pessoas que tinham tomado aspirina por mais de dois anos – cerca de 60% do total - os efeitos foram ainda mais pronunciados, com 10 casos de cancro no grupo da aspirina e 23 naqueles que tomaram placebo - uma redução de 63%.
"Este estudo fornece a primeira evidência que a aspirina é eficaz na redução do risco muito elevado de cancro que essas pessoas têm", diz Peter Rothwell, da Universidade de Oxford, que no início deste ano publicou resultados que sugeriam que uma dose diária de 75 mg de aspirina por mais de cinco anos reduziu o risco de morte em cerca de 34% para todos os cancros e cerca de 54% para os cancros gastrointestinais, tais como do esófago, estômago, intestino, pâncreas e cancro do fígado. "Sem as provas anteriores de que a aspirina previne o cancro colo-retal na população em geral, seria difícil generalizar os resultados para as pessoas sem a síndrome de Lynch. Como já sabemos o que a aspirina faz, esse dado é muito poderoso para ajudar a remover qualquer dúvida de que o efeito pode ser generalizado. "

O risco e o benefícioMas e quanto à redução do risco de outros cancros que não o colo-retal? Quando a equipa de Burn olhou para todos os cancros relacionados com a síndrome de Lynch, incluindo o cancro do útero, quase 30% das pessoas que tomaram o placebo e 15% das pessoas que tomaram aspirina desenvolveram um cancro. Outros estudos, como o de Rothwell, também têm demonstrado um benefício em relação ao cancro de forma mais ampla, embora haja menos evidências de que ela previne cancros relacionados com os níveis hormonais, como o cancro da mama ou da próstata.
No entanto, a aspirina também aumenta ligeiramente o risco de hemorragias gastrointestinais e úlceras, o que significa que esse risco tem que ser tido em conta em relação com os potenciais benefícios.
"Eu tomo aspirina, e isso foi um julgamento equilibrado com base em ponderação dos riscos e benefícios", diz Burn, que acrescenta que há atualmente cerca de 25 anos de dados observacionais que sugerem uma ligação entre a aspirina e um risco reduzido de cancro. "Toda a gente pode ter as provas e fazer a sua própria escolha."
Ligação à inflamação?No presente estudo, 11 pessoas no grupo da aspirina e 9 pessoas no grupo placebo tiveram uma hemorragia gastrointestinal ou úlcera durante o decorrer do estudo. O risco de efeitos colaterais podem ser reduzidos pela ingestão de aspirina com revestimento entérico ou antiácidos para reduzir a irritação do estômago, embora antes de se começar a tomar aspirina regularmente se deva consultar o médico.
Quanto à forma como a aspirina previne o cancro, uma possibilidade é que ela bloqueia a Cox-2, uma enzima associada à inflamação, que é muitas vezes sobre-regulada no cancro colo-retal. "Uma teoria é que o bloqueio doo processo inflamatório, de alguma forma diminui o desenvolvimento do cancro", diz Burn.
A aspirina também parece prevenir o desenvolvimento inicial do cancro. Trabalhos de laboratório demonstraram que o salicilato, o princípio ativo da aspirina, aumenta a apoptose - morte celular programada - se as células desenvolverem uma anormalidade, quando se dividem. Uma vez que as células que revestem o cólon são substituídas a cada cinco dias por uma população residente de células estaminais que está em constante divisão, Burn diz: "O que pode estar a acontecer é que o salicilato aumenta a morte celular das células estaminais malignas."

Fonte: New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.