sábado, 12 de novembro de 2011

Sonho lido pela primeira vez por scanner cerebral

O mundo secreto dos sonhos poderá em breve ser desvendado. Neurocientistas inovadores já começaram a descobrir os pensamentos de pessoas acordadas - agora, uma equipa acha que é possível usar métodos semelhantes para analisar sonhos.
Para descobrir se os sonhos podiam ser lidos da mesma maneira como os pensamentos quando se está acordado, Czisch Michael e Martin Dresler do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, Alemanha, e os seus colegas aplicaram uma tecnologia de monitorização cerebral em sonhadores lúcidos.
"Um sonho lúcido é simplesmente um sonho em que você percebe que está a sonhar", diz Dresler. A rara capacidade de "acordar" enquanto ainda se está num sonho e estar no controlo das suas ações - e dos seus sonhos - torna os sonhadores lúcidos uma mais valia para os pesquisadores dos sonhos: são as únicas pessoas que podem de forma confiável e em tempo real, comunicar o que estão a sonhar - geralmente com o movimento dos olhos.
Depois de localizar seis indivíduos que diziam ser capazes de ter sonhos lúcidos quase todas as noites, a equipa usou a ressonância magnética funcional e espectroscopia no infravermelho próximo para observar a atividade do cérebro de cada pessoa à medida que cerravam a mão enquanto acordadas. Depois, compararam a atividade cerebral associada a imaginar um aperto de mão, e a apertar a mão num sonho lúcido.
Máquinas de sonhos
Sem surpresa, não foi fácil saber quando os voluntários estavam a sonhar que estavam a apertar a mão. O grupo usou uma combinação de métodos de monitorização conhecidos coletivamente como polissonografia para verificar se os participantes estavam no estado de movimento rápido dos olhos (REM) característico do do sono, no qual se tende a estar na maioria dos sonhos. Isto envolveu a medição da atividade cerebral, e o controlo e monitorização dos movimentos oculares e dos músculos do queixo, que estão paralisados durante o sono REM.
Ao mesmo tempo, a equipa monitorizou a atividade cerebral dos sonhadores através de ressonância magnética funcional ou espectroscopia de infravermelho próximo, por turnos. Ambas as técnicas mostram que áreas do cérebro estão ativas, medindo o sangue oxigenado.
Para permitir que os pesquisadores soubessem quando tinham entrado num sonho lúcido e que estavam intencionalmente a apertar a mão no sonho, cada participante foi instruído a mover os olhos da esquerda para a direita, num determinado número de vezes. Mesmo quando sonharam que estavam a apertar as mãos, os sonhadores lúcidos não as apertaram na realidade.
Disjuntores de sono
A experiência foi difícil de efetuar. "Os participantes têm que adormecer num scanner, alcançar o sono REM e entrar num sonho lúcido suficientemente estável o suficiente para a aquisição de dados", diz Czisch. Como resultado, a equipa só conseguiu investigar plenamente dois sonhos vividos por sonhadores diferentes.
Em ambos os casos, a equipa foi capaz de detectar a atividade cerebral do sonho associado ao aperto de mão, o que se revelou muito semelhante ao observado ao imaginar o aperto de mão. O verdadeiro aperto de mão revelou um estilo de actividade semelhante, mas com uma maior área de ativação. "Este é um estudo de prova de conceito, e fornece a primeira evidência de que pode ser possível a utilização de imagens do cérebro para ler o conteúdo do sonho de uma pessoa", diz Czisch.
Daniel Erlacher da Universidade de Berna na Suíça, que descreve o estudo como "um trabalho brilhante", concorda. "Se se pode obter uma leitura detalhada das funções cerebrais e saber o que cada uma representa, é possível ler os sonhos."

Fonte: New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.