domingo, 20 de novembro de 2011

Pessoas obesas recuperam o excesso de peso após a dieta: a culpa é das hormonas

Em todo o mundo existem mais de 1,5 biliões de adultos com excesso de peso, incluindo 400 milhões que são obesos. Na Austrália, estima-se que mais de 50% das mulheres e 60% dos homens estão com excesso de peso ou obesos. Embora a restrição da dieta geralmente resulte em perda de peso inicial, mais de 80% de indivíduos obesos que fazem dieta não conseguem manter o seu peso reduzido. As pessoas obesas podem recuperar o peso após a dieta devido a alterações hormonais, de acordo com um novo estudo.
O estudo envolveu 50 adultos com excesso de peso ou obesos, com um índice de massa corporal (IMC) entre 27 e 40, e um peso médio de 95 kg, que se inscreveram num programa de perda de peso de 10 semanas com uma dieta de muito baixa energia. Os níveis das hormonas reguladoras do apetite foram medidos no início do estudo, no final do programa e um ano após a perda de peso inicial.
Os resultados mostraram que após a perda de peso inicial de cerca de 13 kg, os níveis de hormonas que influenciam a fome mudaram de uma forma que seria esperada para aumentar o apetite. Essas mudanças foram sustentadas por pelo menos um ano. Os participantes recuperaram cerca de 5kgs durante o período de um ano de estudo.
O professor Joseph Proietto da Universidade de Melbourne, disse que o estudo revelou o papel importante que as hormonas desempenham na regulação do peso corporal, a mudança na dieta e comportamento menos propensos a funcionar no longo prazo.
"O nosso estudo forneceu pistas sobre o porquê das pessoas obesas que perderam peso, terem muitas vezes recaídas. A recaída tem uma forte base fisiológica e não é simplesmente o resultado da retoma voluntária de velhos hábitos", disse ele.
O dr Proietto disse que apesar das campanhas de promoção de saúde recomendarem que as pessoas obesas adotem mudanças de estilo de vida, tais como ser mais ativas, não é provável que estas levem a reversão da epidemia de obesidade.
"Em última análise, seria mais eficaz concentrar os esforços de saúde pública na prevenção das crianças se tornarem obesas."
"O estudo também sugere que a fome seguida à perda de peso precisa de ser tratada. Isso pode ser possível a longo prazo através de farmacoterapia ou manipulação hormonal, mas estas opções precisam de ser investigadas", disse ele.
O estudo foi feito em colaboração com a La Trobe University e foi publicado no New England Journal of Medicine.

Fonte: E! Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.