segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bode hermafrodita dá leite igual ao das cabras

Uma delegação da ESAC, liderada pelo professor e veterinário Fernando Delgado, deslocou-se na sexta-feira à exploração de Amândio Inácio, na Cidreira, arredores de Coimbra, onde recolheu amostras de sangue e de leite do animal.
“Já temos os resultados das análises ao leite, que é perfeitamente igual ao das cabras”, revelou hoje Fernando Delgado.
No entanto, segundo o mesmo especialista, “o leite do bode é ligeiramente alcalino, o que sugere a existência de uma mamite”, uma inflamação da glândula mamária que já foi hoje comunicada ao proprietário do animal.
“É uma mamite subclínica, ou seja, sem sintomas externos”, explicou.
Fernando Delgado disse a Amândio Inácio “para contactar o veterinário assistente” do seu rebanho de pequenos ruminantes, que inclui 104 ovelhas e 11 cabras.
No final do ano, Fernando Delgado disse à Lusa que “o hermafroditismo é vulgar” entre os caprinos. No entanto, o fenómeno “geralmente não é tão desenvolvido” como no bode dos campos do Mondego.
O investigador tem pedido a Amândio Inácio para não abater o bode por enquanto, pois na ESAC, integrada no Instituto Politécnico de Coimbra, estão interessados em avançar com o estudo do animal.
“Estamos a fazer o estudo cromossomático do bode em colaboração com o Laboratório de Citogenética e Genómica” da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, dirigido por Isabel Carreira, adiantou.
Trata-se de um “estudo do DNA”, cujos resultados deverão ser conhecidos dentro de duas a três semanas, mas a equipa da ESAC também pretende analisar o sémen do bode da Cidreira.Na sexta-feira, com apoio do proprietário, a equipa da ESAC, que integrava dois alunos estagiários do curso de Biotecnologia, recolheu amostras de leite e sangue.
O leite parece ser de boa qualidade, “como os das cabras”, enquanto o sangue está ainda em estudo, referiu Fernando Delgado.
Na semana passada, a polémica do “bode leiteiro” de Coimbra dominou uma aula de Unidade Biológica Animal, uma cadeira orientada por Fernando Delegado, em que este professor foi interpelado pelos alunos sobre diversas questões conexas.
“Os alunos encostaram-me à parede. Queriam perceber como um macho pode dar leite como as cabras e colocaram várias questões importantes”, contou o mesmo docente.
Filho de uma cabra alpina, o chibo tem testículos e duas tetas logo ao lado, uma das quais é mais desenvolvida e produz leite, foi uma aposta de Amândio Inácio, de 51 anos, na esteira da tradição familiar na área do pastoreio.
Um dia, quando estava a ordenhar cabras e ovelhas, Amândio Inácio verificou que o bode se abeirava dele, como que a interpelá-lo numa atitude estranha e dócil.
“O animal fechava os olhos e punha a cabeça nos meus ombros”, disse à Lusa, indicando que o bicho coxeava então de uma pata traseira.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.