segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Estudo associa ciclones a tremores de terra

Pesquisadores dos EUA dizem ter encontrado evidências de que os ciclones tropicais no Haiti e Taiwan foram seguidos por terramotos, sugerindo que as fortes chuvas e deslizamentos de terra podem desencadear tremores de terra.
"Eventos de chuva forte são o gatilho", diz dr. Shimon Wdowinski, um professor associado de geologia marinha e geofísica, da Universidade de Miami.
"A forte chuva induz milhares de deslizamentos de terra e erosão, que remove o material do solo da superfície da Terra, libertando o stress de carga e encorajando o movimento ao longo de falhas."
Wdowinski e um colega da Florida International University analisaram dados de grandes terremotos – com magnitude seis e superior - em Taiwan e no Haiti nos últimos 50 anos, e descobriram que grandes terramotos tendem a aparecer dentro de quatro anos após uma temporada de ciclones tropicais muito fortes.
Em alguns casos recentes, os terramotos aconteceram mais cedo, como em 2009, quando o tufão Morakot em Taiwan foi seguido no mesmo ano por um terramoto de magnitude 6,2 e um outro de magnitude 6,4 em 2010.
O Morakot matou 614 pessoas e deixou 75 desaparecidos, enterrando vilas inteiras e deixando um registo de três metros de chuva no que é considerado um dos piores desastres naturais da ilha.
O tufão Herb ocorreu em 1996, matando centenas de pessoas na China e Taiwan, e foi seguido, dois anos mais tarde, por um terramoto de 6.2 e, em seguida, um terramoto de 7,6 em 1999.
Em 1969, o tufão Flossie foi seguido três anos mais tarde por um terramoto de magnitude 6,2 em 1972, escrevem os pesquisadores.
A equipa também analisou o terremoto de magnitude 7 que ocorrem em 2010 no Haiti, e constatou que surgiu um ano e meio depois de dois furacões e duas tempestades tropicais que inundaram a ilha durante 25 dias.
O tremor ocorreu em janeiro do ano passado e destruiu a capital Port-au-Prince, matando mais de 225 mil pessoas e deixando uma em cada sete sem casa. Uma epidemia de cólera que se seguiu matou mais de 5 mil pessoas.

Deslocando cargas de superfície…
Os pesquisadores dizem que a sua teoria é que as fortes chuvas e deslizamentos provocam uma mudança de peso muito grande na superfície da falha, podendo desencadear terramotos. "A carga reduzida altera as falhas, o que pode promover um terramoto", diz Wdowinski.
A hipótese só se encaixa áreas onde há falhas com declive, como regiões montanhosas, onde as águas levam a terra significativamente para longe de falhas profundas no leito rochoso da Terra. Os pesquisadores planeiam um estudo mais aprofundado das condições climáticas nas Filipinas e Japão para ver se a mesma associação podem ser observada nessas regiões.
Os resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Geofísica, em San Francisco.

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.