domingo, 22 de janeiro de 2012

Solução para melhores resultados na escola: Leitura, escrita aritmética, ... e o caráter?

Um estudo de 20 escolas primárias no Havaí constatou que um programa voltado para a construção de habilidades sociais, emocionais e de caráter resultaram numa significativa melhoria da qualidade global da educação, avaliada por professores, pais e alunos. O conceito inclui actividades organizadas para construir o caráter que vão além das regras mais tradicionais ou políticas para controlar ou punir problemas de comportamento. Mas ele ainda é aplicado apenas cerca de uma hora por semana, em adição à educação tradicional, e pesquisas anteriores já documentadas revelam números muito mais baixos de suspensões, menor absentismo, e uma melhor pontuação em testes padronizados de leitura e matemática.
O mais recente estudo, publicado por pesquisadores da Oregon State University no Journal of School Health, descobriu pela primeira vez que os professores acreditavam que essa abordagem melhorou a "qualidade global da escola" em cerca de 21 por cento, com pais e alunos concordando um número um pouco menor. O estudo foi realizado tendo por base resultados de escolas racialmente e etnicamente diversas, metade usando o novo programa e a outra metade não.
"A melhoria de habilidades sociais e de caráter deixam mais tempo para que os professores ensinem e os alunos aprendem a estar mais motivados", disse Brian Flay, um professor de OSU na Escola de Ciências da Saúde Sociais e do Comportamento. "O que estamos a descobrir agora é que realmente podemos resolver algumas das preocupações das nossas escolas, concentrando-nos mais no caráter dentro da sala de aula.
"Esses não são conceitos novos, eles são o tipo de coisas que sempre foram discutidas nas famílias, igreja e grupos sociais", disse Flay. "Uma aula na terceira classe, por exemplo, pode ajudar as crianças a entender como é que as outras pessoas sentem, para aprender sobre empatia. Isso pode parecer simples, mas em termos de desempenho educacional é importante."
A qualidade da escola, conforme definido nesta pesquisa, inclui um ambiente seguro, envolvimento e satisfação entre os indivíduos, apoio ao estudante, melhoria contínua, baseado em padrões de aprendizagem, e outros recursos.
Políticas anteriores que visavam reduzir o abuso de substâncias, comportamentos violentos e outros problemas têm mostrado apenas resultados limitados, disseram os pesquisadores no estudo, em parte porque eles não abordam questões subjacentes, tais como a sensibilidade do aluno a ele próprio e à sociedade. A nova tendência a ser explorada é o que chamam de desenvolvimento socio-emocional do caráter.
O programa utilizado nesta pesquisa inclui currículos K-12 em sala de aula, uma componente de desenvolvimento do clima de toda a escola, formação de professores e funcionários, envolvimento dos pais e da comunidade, reforço positivo contínuo e outras técnicas.
As aulas incluem temas relacionados com o auto-conceito, ações físicas e intelectuais, desenvolver a responsabilidade por si próprio, conviver com os outros, ser honesto, e auto-aperfeiçoamento.
Os resultados têm sido impressionantes. Resultados previamente publicados mostraram menos 72 por cento de suspensões, menos 15 por cento de absentismo, e muito melhores capacidades de leitura e matemática com base em testes estaduais. Os exames nacionais mostraram uma melhoria de 9 por cento nestes assuntos académicos.
"A pesquisa atual suporta a hipótese de que estes programas podem gerar mudanças em toda a escola, melhorando a segurança e qualidade da mesma", escreveram os pesquisadores no seu artigo. "O estudo mostra que as melhorias na qualidade da escola foram feitas principalmente por escolas com um desempenho relativamente baixo."
As descobertas sugerem que as escolas, bairros, estados e o governo federal deve considerar as políticas e os recursos dirigidos para programas sociais e de desenvolvimento de caráter deste tipo, disseram os pesquisadores.

Fonte: E! Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.