sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nova Teoria sobre onde os peixes se tornaram criaturas com 4 membros

O cientista Gregory J. Retallack, professor da Universidade de Oregon, diz que as suas descobertas em diversos locais, em Maryland, Nova York e Pensilvânia sugerem que "um ancestral hipotético da nossa espécie provavelmente não poderia ter sobrevivido a todas as adversidades que encontrou enquanto caminhava para outra lagoa que estava a desaparecer. "
Este cenário vem do Devoniano tardio, há cerca de 360-390 milhões de anos atrás. O paleontólogo Alfred Romer, que morreu em 1973 depois de trabalhar na Universidade de Chicago e na Universidade de Harvard, via este período como um período de luta e fuga - e importante para a transição para peixe tetrápode - para garantir a sobrevivência.
No estudo, publicado na revista Journal of Geology, Retallack, que também é co-diretor de colecções paleontológicas no Museu de História Natural e Cultural da UO, argumenta em favor de uma explicação muito diferente. Ele examinou vários solos enterrados em rochas que apresentavam pegadas e os ossos dos primeiros fósseis de transição entre os peixes e os anfíbios do Devónico e Carbonífero. O que ele encontrou levanta um grande desafio para a teoria de Romer.
"Esses fósseis de transição não foram associados à seca de lagoas ou desertos, mas consistentemente foram encontrados em solos húmidos de floresta", disse ele. "Restos de seca de lagos e solos desérticos também são conhecidos e estão cheios de peixes fósseis, mas nenhum dos nossos antepassados distantes. A avaliar o local onde os seus fósseis foram encontrados, as formas de transição entre peixes e anfíbios viveram nas planícies aluviais arborizadas. Os nossos antepassados não eram tão temerários, mas sim oportunistas, aproveitando várzeas e lagos com raízes e troncos, pela primeira vez na história geológica. "
Os membros acabaram por ser úteis para lidar com tais obstáculos de madeira, e os pescoços flexíveis permitiram uma alimentação mais eficiente em águas rasas, afirmou Retallack. De acordo com esta nova hipótese, os membros e o pescoço, que distinguem as salamandras dos peixes, não surgiram da aventura irresponsável em desertos, mas sim foram alimentadas por um habitat recém-evoluída de planícies arborizadas húmidas.
Os resultados, disse ele, revoluciona a hipótese do deserto de Romer e uma nova teoria inter-tidal apresentada por Grzegorz Niedbwiedzki e colegas da Universidade de Varsóvia. Em 2010, eles publicaram a descoberta de tetrápodes com oito metros de comprimento e com 395 milhões de anos de idade, em lama lagunar antiga no sudeste da Polónia, onde Retallack também tem estudado solos fósseis com o colega polaco Marek Narkeiwicz.
"Solos e sedimentos antigos em locais com fósseis de transição ao redor do mundo são fundamentais para a compreensão de quando e em que condições os primeiros peixes andaram", disse Retallack.

Fonte: Science Daily

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.