segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Peixes: cabeças estranhas evoluíram primeiro que o resto do corpo

Quando se trata de evolução, a cabeça bate a cauda, de acordo com uma nova pesquisa, que descobriu que as espécies evoluíram as suas cabeças antes de outras mudanças corporais se tornarem evidentes.
As descobertas sugerem que a disponibilidade de alimentos tem sido um principal condutor da evolução animal, começando com a cabeça e depois avançando mais para baixo.
"As espécies evoluíram para explorar novas fontes de alimento antes de mudarem para novos habitats ou desenvolverem novas formas de dar a volta ao problema", diz Lauren Sallán Cole, principal autor do estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.
"As cabeças estranhas apareceram primeiro - mandíbulas para esmagar, dentes grandes, mandíbulas longas - mas estão todas ligadas a corpos semelhantes", diz Sallán, que é uma estudante graduada no Departamento de Biologia e Anatomia da Universidade de Chicago.
Ela e o co-autor Matt Friedman, da Universidade de Oxford, começaram a testar modelos que tentam explicar como é que radiações adaptativas ocorrem dentro do reino animal. Por exemplo, após uma grande mudança, tal como um evento de extinção, as espécies sobreviventes diversificaram-se em uma miríade de formas.
Uma teoria popular, o "early burst modelo", sustenta que há um período de acentuada divergência seguido por um longo período de relativa estabilidade. Outro argumenta que as mudanças induzidas pelo habitat no corpo precedem a diversificação dos tipos de cabeça.
Examinando os eventos de extinção
Para ajudar a perceber o que está certo, Sallán e Friedman analisaram duas diferentes radiações adaptativas no registo fóssil. A primeira foi a explosão de peixes com barbatanas, que ocorreu após o que é conhecido como a extinção Hangenberg, um evento que há 360 milhões de anos dizimou a vida nos oceanos.
A segunda foi o acanthomorphs, um grupo de peixes que se diversificou amplamente em torno da época da extinção do final do Cretáceo e que matou várias espécies de dinossauros.
Em ambos os casos, os pesquisadores quantificaram as diferenças em características como a profundidade do corpo, posição da barbatana, e forma da mandíbula entre as espécies. Eles separaram as características da cabeça das características do corpo, de forma a descobrir que mudanças realmente ocorreram em primeiro lugar.
Ambos os conjuntos de análises descobriram que a diversificação nas características da cabeça veio antes da diversificação nos tipos de corpo. Pesquisas anteriores sobre os mamíferos, peixes pulmonados, pássaros e outros animais sugerem que estes também seguiram o mesmo padrão de evolução da cabeça.
"O primeiro trabalho de um animal é a obtenção de energia suficiente para viver, no entanto, um princípio essencial da seleção natural é que não há o suficiente de um qualquer alimento num habitat que suporte de igual forma todos os membros de uma determinada população", diz Sallán. "Portanto, há duas opções para chegar à frente: comer outros alimentos no mesmo lugar, ou afastar-se com a esperança de encontrar um novo habitat com a mesma comida. Em muitos casos, a mudança para um novo alimento é provavelmente mais simples.".
Será que os seres humanos evoluíram da mesma maneira?
São necessárias mais provas para ver se os humanos também se encaixam neste modelo de evolução da cabeça.
Sallán salienta que tem havido algum debate sobre se o andar ereto, que resultou de uma mudança no habitat, aconteceu antes do aumento no tamanho do cérebro humano. A alimentação não foi muito abordada nessa teoria, mas também pode ter sido um fator determinante na evolução da nossa espécie e dos seus ancestrais hominídeos.
Dr. Lucas Harmon, professor assistente de Ciências Biológicas da Universidade de Idaho, está interessado em aprender mais sobre isso recorrendo a evidências fósseis.
"Temos visto este padrão (de cabeça) em dados de uma ampla gama de espécies vivas, por isso é muito interessante vê-lo em dados fósseis do fundo da árvore filogenética dos vertebrados."

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.