domingo, 29 de janeiro de 2012

Células comunicadoras do cérebro são muito mais do que cola

As células da glia, cujo nome deriva da palavra palavra grega para "cola", mantêm os neurónios do cérebro juntos e protegem as células que determinam os nossos pensamentos e comportamentos, mas os cientistas estavam há já muito tempo intrigados com a sua proeminência nas atividades do cérebro dedicadas à aprendizagem e memória. Agora, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv afirmam que as células da glia são centrais para a plasticidade do cérebro - como o cérebro se adapta, aprende e armazena informações. De acordo com o estudante de doutoramento Maurizio De Pitta das Escolas da TAU de Física e Astronomia e Engenharia Elétrica, as células da glia fazem muito mais do que manter o cérebro em conjunto. Um mecanismo no interior das células da glia também direciona a informação para fins de aprendizagem, De Pitta diz. "As células da glia são como supervisores do cérebro. Ao regular as sinapses, que controlam a transferência de informações entre os neurónios, afetam a forma como o cérebro processa a informação e aprende."
A pesquisa de Pitta, liderada pelo professora Eshel Ben-Jacob, da TAU, juntamente com Vladislav Volman do Instituto Salk e da Universidade da Califórnia em San Diego e Berry Hugues da Université de Lyon, na França, desenvolveu um modelo de computador que incorpora a influência de células da glia na transferência de informação sináptica. Detalhado na revista PLoS Computational Biology, o modelo também pode ser implementado em tecnologias baseadas em redes cerebrais, como microchips e softwares de computador, afirma o professor Ben-Jacob, e ajuda na pesquisa sobre distúrbios cerebrais, como a doença de Alzheimer e epilepsia.
Regulando a "rede social" do cérebro
O cérebro é constituído por dois tipos principais de células: neurónios e células da glia. Os neurónios enviam sinais que ditam como pensamos e agimos, utilizando sinapses para passar adiante a mensagem de um neurónio para outro, explica De Pitta. Os cientistas especulam que a memória e a aprendizagem são ditadas pela atividade sináptica, porque elas são "plásticas", ou seja, têm a capacidade de se adaptar a diferentes estímulos.
Mas Ben-Jacob e os seus colegas suspeitam de que as células da glia são ainda mais central para o funcionamento do cérebro. As células da glia são abundantes no hipocampo e no córtex cerebral, as duas partes do cérebro que têm mais controlo sobre a capacidade do cérebro para processar informações, aprender e memorizar. Na verdade, para cada neurónio, há 2-5 células da glia. Tendo em conta anteriores dados experimentais, os pesquisadores foram capazes de construir um modelo que pode ajudar a resolver este quebra-cabeças.
O cérebro é como uma rede social, diz o professor Ben-Jacob. As mensagens podem ter origem nos neurônios, as sinapses são usadas como o seu sistema de entrega, mas a glia serve como um moderador geral, que regula o envio das mensagens. Estas células podem solicitar a transferência de informações, ou então uma atividade lenta, se as sinapses se se estiverem a tornar hiperativas. Isso faz com que as células da glia funcionem como os guardiões de nossa aprendizagem e processos de memória, diz ele, orquestrando a transmissão de informações para a função cerebral ideal.
Novas tecnologias e terapias baseadas no funcionamento do cérebro
As conclusões da equipa de investigação podem ter importantes implicações em vários distúrbios cerebrais. Quase todas as doenças neurodegenerativas são patologias relacionadas com a glia, realça o professor Ben-Jacob. Em crises epilépticas, por exemplo, a atividade dos neurônios num local do cérebro propaga-se e sobrepõe-se à atividade normal noutros locais. Isso pode acontecer quando as células da glia não regulam adequadamente a transmissão sináptica. Alternativamente, quando a atividade cerebral é baixa, as células da glia impulsionam as transmissões de informações, mantendo “vivas” as ligações entre os neurónios.
O modelo fornece uma "nova visão" de como o cérebro funciona. Enquanto o estudo estava no processo de publicação, dois trabalhos experimentais foram publicados que apoiaram as previsões do modelo. "Um número crescente de cientistas estão a começar a reconhecer o facto de que você precisa da glia para executar tarefas que os neurónios sozinhos não podem realizar de forma eficiente", diz De Pitta. O modelo irá fornecer uma nova ferramenta para começar a rever as teorias da neurociência computacional e levar uma inspiração mais realista do cérebro para algoritmos e microchips, que são projetados para imitar redes neuronais.

Fonte: E! Science News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.