sábado, 7 de janeiro de 2012

Simulador de parto reduz a probabilidade de ocorrerem cesarianas de emergência

As mulheres susceptíveis de ter um parto particularmente difícil podem agora ser identificadas com precisão através de um "simulador de nascimento" permitindo que seja feita uma cesariana planeada.
Ser capaz de identificar as mulheres com alto risco de um parto difícil pode reduzir drasticamente o número de cesarianas de emergência, que apresentam cerca de sete vezes mais probabilidade de resultar em complicações do que uma operação planeada. Também poderia reduzir a probabilidade de a equipe médica ter que usar fórceps ou um dispositivo de sucção chamado de ventosa, para ajudar no parto, intervenções que também podem causar problemas para a mãe, tais como incontinência.
A tecnologia envolve efetuar uma ressonância magnética da pélvis de uma mulher grávida com o bebé in situ. A equipa cria então uma reconstrução 3D da pélvis e, em seguida, modela 72 diferentes trajetórias através das quais o bebé poderia girar e apertar o seu caminho através do canal de nascimento. Com base nessas simulações, os resultados do modelo indicam qual é a probabilidade de uma mulher ter um parto sem complicações.
Alguns médicos já usam uma técnica chamada pelvimetria para medir o tamanho da pélvis, de forma a estimar o quão difícil pode ser o nascimento, mas isso não tem em consideração a forma da cabeça do bebé ou a curvatura da pélvis. "Se você tem uma pélvis pequena, não significa necessariamente que você não pode ter um parto normal, e mesmo as mulheres com uma pélvis grande podem precisar de ajuda mecânica", diz Olivier Ami, da Universidade de Paris-Sul em França, que liderou o estudo. "A questão é se o feto pode passar pela pélvis?"
Ami e os seus colegas usaram um software chamado Predibirth, para pontuar retrospetivamente 24 mulheres com base em exames de ressonância magnética efetuados antes de darem à luz. Em todas as 13 mulheres que tiveram um parto normal foi atribuída uma probabilidade elevada de um parto simples. Em três das cinco mulheres que precisaram de uma cesariana de emergência, porque o bebé ficou preso, o Predibirth tê-las-ia sinalizado como de alto risco. Os outros dois casos, em que teria sido dito para esperarem por um parto normal, tiveram que recorrer a uma cesariana de emergência por causa das preocupações sobre o ritmo cardíaco do bebé. Duas das três mulheres que tiveram cesarianas foram classificadas como de alto risco. Três mulheres tiveram um parto com recurso a ventosas.
A equipa de Ami está agora a realizar um estudo maior para confirmar a confiabilidade do seu software. "A ideia é transformar a maioria das cesarianas de emergência em cesarianas planeadas", diz Ami, que apresentou o trabalho numa reunião da Sociedade Radiológica da América do Norte, em Chicago.
Uma ferramenta que pode ajudar a prever partos difíceis seria útil para tranquilizar as mulheres e ajudá-las a decidir sobre a melhor escolha para elas, diz Virginia Beckett, uma obstetra nos Hospitais de Bradford, Reino Unido. No entanto, ela adverte que tanto a posição do bebé no início do trabalho como a força das contrações podem também influenciar o quão difícil pode ser um parto.

Fonte: New Scientist

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.