segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Design 'feng shui' feito por fungos em solos saudáveis

Fungos e outros micróbios podem reorganizar a estrutura do solo, de forma a que este seja capaz de absorver mais água e carbono, dizem os pesquisadores. O professor Iain Young, biofísico da Universidade da Nova Inglaterra, e os seus colegas, publicaram as suas descobertas no jornal Interface. "Se você simplesmente olhar para o solo sem vida, a estrutura é muito aleatória, mas a vida realmente produz ordem dentro do solo", diz Young. "As bactérias e fungos fazem um pouco de feng shui e podem reorganizar as partículas do solo."
Young descreve o solo como "o biomaterial mais complexo do planeta". "Num bocado de solo fértil há mais organismos do que o número total de seres humanos que já viveram no planeta", diz ele. "A vida no solo define o solo, a sua função e propriedades."
Os cientistas há muito sabem que os micróbios do solo secretam produtos colantes que se ligam à terra e mudam a sua estrutura.
Young e os seus colegas colocaram a hipótese de que os micróbios podem melhorar a porosidade do solo, ajudando o fluxo de água e gases, como oxigénio e dióxido de carbono. Os pesquisadores primeiro confirmaram esta hipótese com um modelo de computador do solo e biologia. Em seguida, eles testaram com uma amostra de solo agrícola.
Usando microtomografia de alta resolução, que usa raios-x para visualizar o solo em 3D, os pesquisadores compararam os poros de solo estéril com aqueles de solo ao qual tinham sido adicionados micróbios. "O que nós descobrimos foi que a biologia estava a fazer uma coisa notável.", diz Young. Os pesquisadores descobriram que o solo com micróbios tinha mais poros, que estavam mais ordenados e interligados.
Young diz que as hifas fúngicas (filamentos) também estabilizam a estrutura do solo, enquanto as bactérias secretam surfactantes que reduzem a tensão superficial, tornando mais fácil para as plantas absorverem a água do solo. "Realmente os micróbios são os arquitetos e canalizadores do solo", diz ele, acrescentando que uma maior atividade biológica também aumenta a quantidade de carbono sequestrado pelos solos.
Young diz que o novo conhecimento pode ser usado para reabilitar solos compactados e para criar “design de solos” com porosidade específica e capacidade de sequestrar carbono. "Nós temos o início de uma nova ciência que nos permite experimentar e manipular a atividade microbiana para projetar os solos para os fins que queremos", diz ele.
Young também está envolvido com o Centro de Investigação Cooperativa de Polímeros na concepção de biopolímeros sintéticos que imitam a capacidade da biologia para melhorar o arejamento e retenção de água dos solos.

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.