segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Estudo mostra que os ratos tendem a ajudar os amigos a escapar

Quando é dada a opção de escolha entre mastigar um tratamento ou ajudar um colega rato a fugir, os roedores preferem frequentemente libertar um amigo em necessidade, indicando que a sua empatia com os outros era uma recompensa suficiente. A observação de neurocientistas da Universidade de Chicago, publicado na revista Science, sugere que as criaturas primitivas estão ligadas de forma a mostrar benevolência para com a sua própria espécie.
"Esta é a primeira evidência de comportamento de ajuda acionado pela empatia em ratos", diz o co-autor, o professor Jean Decety. "Há um monte de ideias na literatura que mostram que a empatia não é exclusiva dos seres humanos, e tem sido bem demonstrada em macacos, mas em roedores não era muito clara." Os pesquisadores começaram por juntar 30 ratos em pares, cada duo partilhando a mesma gaiola por duas semanas. Então, eles mudaram-nos para uma nova gaiola, onde um dos ratos foi colocado num dispositivo fechado, enquanto o outro podia viajar livremente.
O rato livre podia ver e ouvir os seus amigos presos, e pareceu mais agitado enquanto a armadilha estava a decorrer. A porta da divisão onde o rato estava fechado não era fácil de abrir, mas a maioria dos ratos percebeu isso em três a sete dias. Quando aprenderam, foram diretos para a porta para a abrir, sempre que foram colocados na gaiola.
Para testar a ligação fiel dos ratos aos seus companheiros de gaiola, os pesquisadores também efetuaram a experiência com brinquedos “presos” para ver se os ratos os libertavam, tal como fizeram com os seus companheiros. Mas eles não o fizeram. "Não estamos a treinar esses ratos de qualquer maneira", diz o autor Inbal Ben-Ami Bartal. "Estes ratos estão a aprender porque eles são motivados por algo interno. Não estamos a mostrar-lhes como abrir a porta, eles não recebem qualquer exposição anterior à abertura da porta, e é difícil abri-la. Mas eles continuam a tentar, a tentart e, eventualmente, conseguem. "
Mesmo quando os pesquisadores reorganizaram a experiência para que o rato preso fosse libertado noutro local, longe do seu heróico amigo, os ratos ainda abriam a porta, indicando que não foram motivados por companheirismo. "Não houve nenhuma outra razão para tomar essa ação, exceto para parar com o sofrimento dos ratos capturados", diz Bartal. "Vendo o mesmo comportamento repetido várias vezes, basicamente, significa que esta ação é gratificante para o rato."

Chocolate não é distração

Num teste final para verdadeiramente medir a determinação dos ratos, os cientistas colocaram lascas de chocolate na gaiola. Os ratos não estavam com fome, mas em experiências anteriores tinha sido mostrado que eles gostavam de chocolate porque preferiam comê-lo em vez da ração, se tivessem oportunidade. Mesmo assim, os ratos livres tendem a agir com benevolência. Mesmo que comessem algum chocolate em primeiro lugar, eles libertavam o seu amigo e permitiam-lhe comer o chocolate restante.
"Isto diz-nos que, essencialmente, ajudar o seu companheiro de jaula está a par de comer chocolate. O rato livre podia monopolizar todo o chocolate, se ele quiser, mas não quis. Ficamos chocados", diz a co-autora, a professora Peggy Mason .
Os ratos partilharam o chocolate em 52% de todos os ensaios. Em experiências controlo quando os ratos estavam sozinhos, sem terem ninguém para ajudar, comiam praticamente todo o chocolate.
Os investigadores substituíram os papéis dos ratos, de modo que aqueles que antes estavam presos mais tarde foram os livres, tendo sido confrontados com os companheiros presos. Nesse caso, todas os seis ratos fêmea abriram as portas e 17 dos 24 ratos machos também o fizeram, "o que é consistente com a ideia de que as mulheres são mais empáticas do que os homens", de acordo com o estudo.
Uma vez que a maioria, mas não todos os ratos, abriram a porta dos seus amigos, o próximo passo poderá ser o de olhar "para a origem biológica dessas diferenças comportamentais", escreveram os pesquisadores.
Mason diz que o estudo ofereceu uma lição importante para os seres humanos. "Quando agimos sem empatia estamos a ir contra a nossa herança biológica", diz ela. "Se os seres humanos ouvissem e agissem de acordo com a sua herança biológica com mais frequência, nós estaríamos numa melhor situação."

Fonte: ABC Science

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.